Berna em um dia

Berna foi uma boa surpresa! A cidade é uma graça! Eu fiz um bate-e-volta em um dia de verão, a idéia era aproveitar também o rio Aar. Berna é a capital da Suíça, apesar da maioria achar que é Zurique, então é uma cidade grande, mas a parte turística, pelo menos para um passeio de um dia, é a cidade velha.

Fui de trem e, chegando na estação de lá, não peguei mais nenhum transporte público. A estação central já bem pertinho da parte turística, andei 10 minutos, já cercada por aquelas construções antigas lindas, passei pela Kafigturm (torre da prisão) e cheguei na Bärenplatz, onde estava tendo uma feira que acontece toda terça e sábado, de maio a outubro, e ela se estende até a Bundesplatz, é bem grande mesmo e tem tudo, é uma mistura das nossas feiras de ruas semanais e das feirinhas de praia, sabe? Eu gosto 🙂

A Bundesplatz é a frente da Bundeshaus, o Palácio Federal da Suíça, ou Parlamento, que é o prédio sede do governo suíço. Parece um palácio mesmo, é muito bonito e muito grande! Caminhe para a parte de trás dele, lá tem mais para ver do que na frente. Tem uma praça, com jogos de xadrez gigante e uma vista incrível (Berna não é uma cidade plana, nesse momento você estaria na parte alta da cidade), e você pode andar por todo o terraço de trás do parlamento (estava reformando, então não consegui andar por tudo). É possível fazer uma visita guiada lá dentro, que dura aproximadamente 1 hora, as reservas abrem 3 dias antes, mas decidi deixar para fazer no inverno, depois conto como foi!

De lá, é só sair caminhando que você vai encontrar todas as atrações turísticas. A cidade velha tem de 3 a 4 quarteirões de largura só, então dá para andar de um lado para o outro para ir achando o que você quiser ver. Eu segui por essa rua da Bundeshaus até chegar no Casino, mais um prédio grande, e uma ponte, que resolvi atravessar para ver a vista, mas que sai da cidade velha. Valeu a pena!!

No fim dessa ponte também está um museu que comporta o Museu de História de Berna e o Museu do Einstein. Eu queria muito ver algumas coisas sobre o Einstein, que morou em Berna na época em que criou a Teoria da Relatividade, e na recepção me disseram que a visita era rápida… A visita não é tão rápida assim, mas é muito legal!! Eu talvez tivesse preferido deixar para o inverno também mas, de qualquer forma, foi muito bacana passear pelos 1000 metros quadrados do museu do Einstein, eles contam a história dele com detalhes, incluindo eventos importantes que aconteceram a volta dele, como por exemplo um pouco da história do judaísmo, o início da vida acadêmica das mulheres, as guerras mundais… descobri muita coisa que não sabia, em uma visita de 1h30. O museu fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, e o ingresso custa FCH18,00 (no dia em que eu fui a entrada não estava sendo cobrada).

Saindo do museu para voltar à cidade velha, pelo lado direito da ponte, tem uma escada que leva para o rio Aar. Nesse lugar o rio é muito forte, só pode entrar de bote, bóia, caiaque ou algo do tipo, mas vale a descida porque o lugar é muito bonito!! Eu acabei almoçando por lá também, tem um restaurante bem bonitinho e que fica irresistível com a vista e o barulho de água!

Voltando para a parte de cima, a cidade velha, vá reto na rua da ponte e você vai chegar na Zytglogge (torre do relógio), um dos principais pontos turísticos da cidade, que de hora em hora um bonequinho de madeira toca o sino e tem toda uma apresentaçãozinha, um charme! Seguindo nessa rua ainda, você passa pela Kindlisfresserbrunnen (fonte do comedor de crianças), também famosa, e chega na Igreja Francesca, uma igreja simples mas muito bonita.

Se voltar para a rua que passa em baixo da torre do relógio, a Kramgasse, vai parecer que você voltou no tempo ou está dentro de um filme, é uma caminhada muito agradável em meio às construções belíssimas e antigas, e uma rua que tem muitas lojas para quem estiver interessado. Você vai passar por várias estátuas e fontes, e tem a Einsteinhaus (casa do Einstein), realmente é a casa em que ele morou em Berna, hoje em dia tem uma pequena exposição que, para quem tiver ido no museu dele, não tem novas informações, a visita é bem rápida, mas para quem não quiser ir no museu, a Einsteinhaus resume de forma legal a vida do Einstein, mas vale a pena de qualquer jeito conhecer o cantinho do gênio!

Continuando, passeei pela Münsterplattform, uma praça grande que fica como uma plataforma mesmo na parte alta da cidade, então tem uma super vista, e depois entramos na Berner Münster, a Catedral de Berna. É linda, os vitrais são lindos (infelizmente não podia tirar fotos lá dentro), ela é super grande! E dá para subir aquelas clássicas centenas de degraus para ter uma vista fantástica de Berna inteira! A entrada na igreja é gratuita, mas para subir custa FCH5,00.

Ainda daria para visitar Barenpark, um parque que tem 3 ursos, falam que é super legal, que às vezes demora um pouco para eles aparecerem mas que vale à pena!!! E tem também o Rosengarten, um parque que tem jardins de rosas, parece ser um passeio gostoso também. A mais ou menos 1 hora de lá tem também o Gutenpark, que tem atrações para todas as épocas do ano.

Eu decidi parar o tour por aí e ir curtir o fim de tarde no rio, porque estava muito quente e um dia lindo de verão! O rio lá é bem rápido, então não se recomenda entrar em qualquer lugar. Me orientaram a ir para Marzili, na parte baixa da cidade, claro, que lá seria mais fácil de entrar. O lugar é fantástico, é um parque que tem banheiro, vestiário e armários públicos, tudo limpinho e arrumadinho (tem até papel higiênico extra no banheiro), tem duas piscinas públicas, e diversas entradas/saídas do rio! O rio é sim um pouco rapidinho, mas eu fui com a minha bolsa/bóia wickelfisch de Basel,  e pra sair é só ficar em pé nas pedras ou segurar no corrimão (sim, alguns lugares tem até corrimão) que a correnteza para de te levar. Foi uma delícia! Refrescante, um passeio bem leve, por um rio mais azul do que o normal.

img_2765

Aconselho muito a quem for visitar alguma cidade com rio que é possível entrar no verão da Europa, entrem no rio, tenham essa experiência!!

Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s