Ilha de San Andrés – parte 2

Guardei o melhor para o final! Aqui vão os passeios mais legais e mais bonitos para se fazer nessa ilha do Caribe Colombiano.

West View é como um parque aquático, pequeno, mas que tem tobogã, trampolim e um lugar para fazer snorkel, tudo no mar mesmo, não em piscinas. Uma dica é alugar um carro de golfe (ou carro normal) por um dia para explorar as praias mais distantes do seu hotel, e nesse dia aproveitar para dar uma passadinha neste parque, que tem estrutura de alimentação e a entrada custa COP 3.000,00.

Por ser uma região com várias ilhas, alguns passeios precisam ser feitos de barco. Tem três ilhotas ali perto que são as mais famosas, e é possível fazer um passeio de um dia que visita as três (COP 20.000,00). A que da para ser vista da praia Peatonal é a Johnny Cay, uma ilha pequena, mas com muita estrutura, tem até cadeira e guarda-sol para alugar. Ela tem uma parte de areia que faz uma praia bem gostosa para se descansar e admirar aquele marzão, mas tem também uma parte de pedras, que vale a pena caminhar, que na maré alta tem a formação de algumas piscininhas e você consegue ver um pouco da fauna marinha local. É melhor ir de chinelo ou aqueles sapatinhos próprios para caminhar nas pedras e entrar no mar para não machucar o pé.

As outras duas ilhas são coladinhas uma na outra. Os barcos geralmente chegam no Aquário, a ilha maior que tem estrutura, que tem uma parte fantástica para fazer snorkeling, dá pra ver muita coisa legal!! Cuidado para andar por lá, um pedaço grande da ilha exige que você ande por pedras para entrar no mar e, além disso, tem muito ouriço!! Aconselho muito o uso de chinelo ou dos sapatinhos, e assim que o mar tiver profundidade o suficiente, flutue para evitar pisar no chão. Desta ilha você pode andar uns 200 metros por dentro da água e chegar à Haynes Cay, uma ilha pequeninha, mas vale a visita uma vez que você está ali do lado!

Para quem curte, é claro que tem opções de mergulho! Para mergulhar com cilindro, o famoso scuba diving, o ideal é ter o certificado internacional adquirido depois de um curso teórico, prova, curso prático (em piscina) e batismo (primeiro mergulho no mar). Quem não tem o certificado mas quer fazer algum mergulho, é possível. Nos lugares onde grande parte do turismo se deve ao mergulho, as empresas especializadas fazem um mini curso em que te ensina o básico sobre a atividade, e o mergulho acontece com um guia para cada turista ou para cada dois turistas, o que faz com que o custo da experiência seja mais caro ainda, mas torna um sonho em realidade! Eu tenho o curso, mas meu namorado não tinha, e o Maurício (responsável pela parte de turismo do nosso hotel) fez um programa bem legal com a gente: ensinou as coisas básicas para o meu namorado, e fizemos um mergulho super exclusivo, só nós três! Foi maravilhoso!!! O mar de San Andrés é tão claro que a visibilidade é de uns 30 metros, conseguimos ver muita coisa legal, peixes, anêmonas, corais, uma coisas mais linda que a outra!!! E eu, particularmente, amo a sensação de estar tão livre no meio daquela água toda, uma das melhores coisas da vida!!! Para quem fizer o mergulho pela primeira vez, o normal é não conseguir aproveitar muito o começo, porque fica preocupado se está tudo bem, precisa se adaptar ao ambiente e à experiência, mas o meu namorado falou que curtiu muito depois dos primeiros 20 minutos!

Como se não bastasse o mergulho, nessa viagem tive outra experiência incrível! Fizemos o famoso passeio para ver as raias Manta, que quase todo mundo que vai para San Andrés faz. Não sei se todos são assim, mas o que fechamos no hotel incluía um snorkeling diferente. Pegamos o barco e paramos em um lugar no meio do mar perto de um navio naufragado, onde a água é rasa. Lá, todos que queriam fazer o snorkeling desceram, nos preparamos, e então começava a primeira parte do passeio. O barco solta uma corda atrás, que você precisa segurar, e ele vai andando bem devagarinho para uma região mais funda e que tem muita coisa linda para se ver de snorkeling. Enquanto o barco vai andando, você vai flutuando segurando na corda e olhando para baixo. Eu já tinha feito algo parecido em Fernando de Noronha, a minha dica é: em todos os lugares que oferecem passeios como esses, façam!!! É fantástico!!! Tivemos a sorte que a tripulação do nosso passeio era muito legal, eles tiravam fotos nossas com a nossa máquina, pegavam coisas bem no fundo para todo mundo ver…!

Terminado o snorkeling todo mundo sobe no barco para ir até perto da ilha do Aquário, onde todos os dias aparecem muitas raias no fim da tarde. De novo o barco para em um lugar bem raso, água na cintura. No caminho recebemos instruções para nada dar errado. As raias tem sim o famoso ferrão, e elas são selvagens, estão soltas no mar. Fomos instruídos a andar sempre arrastando os pés, para não correr o risco de pisar em alguma sem querer, e devíamos pegar somente as raias que os guias nos dessem, pois eles tem experiência em como fazer isso de forma que ninguém corra risco, nem nós e nem os animais. Desça do barco com sua máscara de mergulho e curta muito esse momento!! É incrível a quantidade de raias que ficam ao nosso redor, elas são lindas, e é muito legal segurar elas um pouquinho dentro da água! Esse foi, com certeza, um dia inesquecível!

O contato com a natureza que San Andrés nos proporciona é demais, eu amei! Além da natureza maravilhosa, San Andrés tem uma comida deliciosa, muitas opções de frutos do mar, e a preços acessíveis. O melhor restaurante da ilha é o La Regata, um deck que fica em cima do mar, o clima e a comida são uma delícia! O ideal é fazer uma reserva, mas nós tivemos sorte de conseguir uma mesa ali na hora e tivemos uma noite super agradável.

Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s