Rota do Vinho da Alsácia

A Alsácia é uma região no leste da França, na fronteira com a Suíça e a Alemanha, cujas cidades mais famosas são Estrasburgo, Colmar, Mulhouse, Saint-Louis… É uma região muito charmosa, cheia de cidadezinhas, e com uma produção abundante de vinho! É repleta de vinícolas, a Rota do Vinho da Alsácia tem 170km de extensão, sendo que nas cidades que fazem parte dessa rota, tem degustação e venda de vinhos da região. Muita gente faz essa viagem de carro ou de bike, mas eu fiz um passeio de um dia de transporte público e a pé, e percorri só 5km dessa rota imensa!

Saí de Basel para fazer esse bate e volta mas, para quem não mora por aqui, acho que vale bastante a pena se hospedar por alguma cidade da região para passear por lá; uma das cidades que as pessoas mais usam como base é Colmar. Eu peguei um trem de Basel até Colmar e de lá existe a opção de pegar o ônibus 106 ou o 108, ambos ao lado da estação de trem, para ir para Riquewihr a viagem demora apenas 30 minutos. O ônibus te deixa do lado de fora dos muros da cidade, e quando você entra parece que está em um filme! A cidade do século XIII é um charme, cheia de lojinhas e restaurantes, cafés, degustação e venda de vinhos e uma loja espetacular de natal (eu sou fã de natal, então fiquei muito tempo dentro dessa loja, apaixonada! Mas para quem não é tão fã, acho que mesmo assim vale uma passadinha porque as coisas são muito bem trabalhadas).

Em Riquewihr tem um Centro de Informação ao Turista do lado esquerdo quando você está subindo pela rua central, vá até lá e diga o que você quer fazer, os atendentes lhe ajudarão e te darão um mapa! Sim, eu amo mapas 🙂

Depois de conhecer essa cidade, você sobe ela inteira e vai entrar na Rue du 5 Décembre para começar a caminhada pelas vinícolas. Não tem como errar, é só ir andando que você passa pelas vistas bonitas e chega na próxima cidade. É uma caminhada bem tranquila, o caminho é quase todo asfaltado e tem só uma subidinha. Hunawihr é uma cidade bem pequeninha, menos agitada que a anterior, mas tem uma igreja bonita e que trás muita paz para ser visitada.

Para continuar o caminho para nossa última parada, pegamos a Rue Roger Kuhlman e daí é só caminhar e curtir a paisagem, sem preocupações! O ponto final da nossa caminhada foi Ribeauvillé, um encanto de cidade!! O nosso plano inicial era voltar para Colmar e conhecê-la naquele mesmo dia, mas gostamos tanto de Ribeauvillé que decidimos ficar mais tempo por lá! Tem um único restaurante que a cozinha funciona o dia inteiro, e foi lá que almoçamos, os outros restaurantes fecham a cozinha umas 14h e a partir daí só servem bebidas. Tem alguns cafés e rosticeries que servem para fazer uma boquinha também, tudo lá tem uma cara ótima! A cidade é maior que as outras duas, tem muitas lojas e restaurantes e é muito bonitinha, vale bater uma perna lá!

Para voltar de lá para Colmar você precisa pegar de novo o ônibus 106 ou o 108, para chegar no ponto você precisa descer a cidade inteira, sair do centrinho turístico e o ponto fica na segunda rotatória, é bem pertinho e fácil de achar!

Dicas super importantes: apesar de ter algumas fontes de água no caminho, todas estavam secas quando eu fui, não sei se é sempre assim, então leve água porque talvez você não consiga encher sua garrafinha no meio do caminho e, se for domingo, você provavelmente não vai achar nenhum comércio aberto na cidade de Hunawihr para poder comprar alguma bebida ou comida. Os horários dos ônibus mudam de acordo com o dia da semana, aos finais de semana eles tem horários muito reduzidos! Se programe para não perder os ônibus, tenha consigo a tabela de horários deles, porque no dia em que eu fui, o ônibus que pegaríamos para voltar foi cancelado e só conseguimos pegar o seguinte que era 1h30 depois.

Existem alguns tickets de transporte público promocionais que valem bastante a pena na região da Alsácia. O Alsa+ 24h é válido para uma pessoa para todos os dias da semana, o Alsa+ Grupe Journée é válido para até 5 pessoas apenas aos finais de semana, mas ambos  te permitem pegar o tipo de transporte que quiser por um valor fixo, que varia de acordo com a região que você vai. Não tem porque comprar o ticket para toda a região da Alsácia se você vai ficar apenas em uma das zonas urbanas ou um dos departamentos (Bas-Rhin, Haut-Rhin) mas, de qualquer forma, para você saber, o ticket para a região da Alsácia inteira para até 5 pessoas válido por um dia inteiro custa apenas €37,60. Esse ticket pode ser comprado nas máquinas de auto-atendimento da região da Alsácia, não só no guichê, e você pode ver todas as informações no site da Vialsace.

Tem um outro tipo de desconto, mas que acho que só vale a pena para quem vai ficar mais tempo ou mora perto e pretende ir para essa região mais de uma vez no ano. O Carte Presto pode ser feito por qualquer pessoa acima de 26 anos (menor de 25 faz o Carte Primo), basta preencher um formulário que tem no site ou nas estações de trem, levar uma foto 3×4 e pagar uma taxa de €30,00. Ele dá ao dono do cartão e mais 3 pessoas 30% de desconto nos transportes públicos durante a semana e 70% aos finais de semana! Fica pronto na hora!

Eu falei para pegar o mapa e dei o nome das ruas, mas não se preocupe porque é tudo muito bem sinalizado, o caminho é super fácil. Essa é uma caminhadinha leve, de Riquewihr até Ribeauvillé são apenas 5km, pode fazer em um dia mais tranquilo. Mas é claro que você sempre pode fazer maiores distâncias, passar por mais cidades, os bicicleteiros vão gostar de ir de bike…! Faça o que mais combina com você!

Boa viagem!

 

Um comentário sobre “Rota do Vinho da Alsácia

  1. Pingback: Um dia em Colmar – Viajô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s