Um dia em Colmar

Colmar é uma das cidades mais famosas da região da Alsácia, na França, e fica pertinho da Suíça (que sorte a minha!). Eu com certeza vou para lá outras vezes, e aí vou complementando com informações que for descobrindo e experiências que for tendo, mas acho que a cidade é tão pequena que consegui fazer quase tudo em uma tarde! É mais uma dessas cidades adoráveis do século XIII que te fazem se sentir em um filme enquanto você está na Cidade Velha, que é a parte turística.

No mapa turístico da cidade tem uma rota para se fazer a pé e conhecer os principais pontos. Eu comecei pelo Mercado Coberto, porque aos domingos eles fica aberto só das 10h às 14h e eu não queria perder a chance, esses mercados são sempre super legais! Ele é bem pequeno, nada como um Mercadão de São Paulo ou um Mercatto de Firenze, mas faz jus às delícias da região! Muitas opções de queijos e geléias, muitos embutidos (comprei um Prosciutto San Daniele, estava uma delícia!), algumas outras comidas como azeitonas, pimentões e coisas do tipo, e um pouco de artesanato. Tem um restaurantezinho que fica na “varanda” do mercado, um deque em cima do rio, lindinho!

Falando em rio, lá tem a Petite Venise, uma região com um canal de água que é um charme só, rodeado pelas casas lindas, com vários arranjos de flores ao redor… a cidade é realmente encantadora!! Você pode fazer um passeio rapidinho, mas gostoso e bonito, em um barquinho, custa €6,00 por pessoa.

Outro ponto que me chamou a atenção foi a Église Saint Martin, ela é enorme e maravilhosa!! Eu não esperava por algo tão incrível em uma cidade tão delicada. A entrada é gratuita, então aproveite! Ela tem um pé direito super alto, muitos vitrais super trabalhados, alguns painéis esculpidos em madeira e outros em dourado, e o altar é profundo, com uma iluminação fantástica. É muito linda!

Com o mapa na mão, você pode explorar mais a parte que quiser. Tem alguns museus, algumas casas que foram importantes durante a história, e alguns pontos importantes da cidade, por exemplo a Prefeitura e a Corte. Eu fui com mais 3 pessoas em um dia que queríamos descansar, então não nos preocupamos em bater cartão em todos os pontos, apenas caminhamos e admiramos a cidade, valeu muito a pena!

Não se esqueçam que Colmar faz parte da Rota do Vinho da Alsácia, eu já escrevi um pouco sobre ela em outro post, então você vai encontrar bons vinhos por lá, além de boa comida! Tem muitas lojas de souvenirs, algumas lojas que vendem roupas de lã super gostosas, algumas de chocolates, patisseries francesas divinas que deixam um cheiro irresistível na rua!!!

Eu tinha lido que aos domingos era muito difícil achar restaurante aberto, que todos fechavam às 14h, mas no dia em que eu fui tinham muitos restaurantes abertos o dia inteiro, e a Praça da Catedral estava um burburinho só! Tentei descobrir se era algum feriado ou alguma data diferente, mas parece que não… de qualquer forma, em qualquer lugar da Europa que você estiver, tente almoçar antes das 14h para não correr o risco de passar fome!

O site de turismo de Colmar é bem completinho, se quiser mais informações e dicas dá uma entrada lá.

Boa viagem!

2 comentários sobre “Um dia em Colmar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s